top of page
  • Foto do escritorRicardo Rochman

Criptomoedas: leituras e filmes para o final de semana

Final de semana chegando e aqui vão algumas dicas de leitura e arte para se entreter e educar com o tema de criptomoedas:

Leitura:

  • Andreas Antonopoulos (https://aantonop.com/) escreveu vários bons livros sobre Bitcoin, blockchain e criptomoedas, para o público geral é recomendada a coleção The Internet of Money, e para quem quer se aventurar no lado técnico a recomendação é Mastering Bitcoin: Programming the Open Blockchain.

Documentários:

  • Banking on Bitcoin (2016, https://www.imdb.com/title/tt5033790/) e The Rise and Rise on Bitcoin (2014, https://www.imdb.com/title/tt2821314/) são documentários que contam a história inicial da Bitcoin, seus principais personagens, seus sonhos e desilusões, as tendências e desafios, e valem para conhecer mais sobre o mundo das criptomoedas.

  • Trust Machine: The Story of Blockchain (2018, https://www.trustmachinefilm.com/, https://www.imdb.com/title/tt7407496/) é focado em aplicações do blockchain em diferentes setores da economia, para protegerem direitos (e monetizarem) dos trabalhos e obras realizados. O site do filme tem um pequeno glossário dos principais termos usados, e vale dar uma olhada para quem está iniciando no tema.

  • Cryptopia: Bitcoin, Blockchains and the Future of the Internet (2020, https://cryptopiafilm.com/, https://www.imdb.com/title/tt9203586/) é um documentário independente que por ser mais atual discute mais o blockchain, por isso é bom complemento aos documentários anteriores.

  • Banking on Africa: The Bitcoin Revolution (2020, https://www.imdb.com/title/tt12363788/) é um documentário interessante sobre como a Bitcoin colabora com a inclusão financeira na África, uma aplicação prática que foi uma das motivações dos criadores da Bitcoin na época da crise de 2008 com movimentos como, por exemplo, o de ocupar Wall Street.

Filmes:

  • OZARK (Netflix): esta é uma boa série para quem quer aprender a lavar dinheiro, e ao assisti-la vai entender que as criptomoedas NÃO são a forma preferida para efetuar a lavagem pois tudo fica registrado em blockchain (ou estruturas similares).

  • Crypto (2019): este filme é ruim, nem o Hemsworth que aparece na chamada do filme é o que fez o Thor nos Vingadores, mas quem procura algum filme de ação com enredo de criptomoedas esta é uma indicação (mas não diga que não avisei que o filme é ruim).

Dica sem relação com finanças e criptomoedas:

  • Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado (Netflix) é um documentário para relembrar e conhecer mais da vida do carismático astrólogo porto riquenho que cativou a América Latina, e boa parte do mundo, nos anos 80 e 90. Com o falecimento dele e da Mãe Dinah as previsões sobre a economia ficaram com os magos de Wall Street e da Faria Lima.



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Filme e vídeo para o final de semana: Ariano Suassuna

Gosto de esculturas mas confesso que não sou fã de estátuas, mas na segunda-feira (21/09) uma notícia me deixou bastante chateado, pois no Recife vandalizaram a estátua do escritor e dramaturgo Ariano

bottom of page