• Ricardo Rochman

Filmes para o final de semana: Fraudes corporativas

As fraudes corporativas estão no cotidiano dos negócios, mas algumas chegam ao ponto de causar falência e prejuízos bilionários, e foram responsáveis pela criação das áreas de compliance e auditoria nas empresas. Apesar disso as fraudes continuam, recentemente vimos o caso da Wirecard, uma empresa de pagamentos alemã, que pediu falência devido a fraude (https://www.youtube.com/watch?v=GsnF3IcqcBY). Seguem algumas sugestões de filmes de fraudes corporativas famosas:


  • Enron: "Os Mais Espertos da Sala" (Enron: The Smartest Guys in the Room, 2005, https://www.imdb.com/title/tt1016268/): é um documentário EXCELENTE que conta detalhes de como Jeff Skilling e Kenneth Lay (os comandantes da empresa de energia Enron) armaram uma das maiores e mais intrincadas fraudes corporativas da história, em uma empresa considerada inovadora e promissora, que criou à época derivativos de banda larga de internet, dentre outros produtos financeiros.

  • Theranos: "A Inventora - À Procura de Sangue no Vale do Silício" (HBO, 2019, https://www.imdb.com/title/tt8488126/): este documentário mostra como Elizabeth Holmes, a fundadora da Theranos, arrecadou centenas de milhões de dólares para criar máquinas que com uma ínfima amostra sanguínea realizavam testes e diagnósticos de saúde. De fato as máquinas não funcionavam, mas a fraude foi crescendo até o ponto que veio a público, cuidado com startups miraculosas.

  • A Fraude (Rogue Trader, 1999, https://www.imdb.com/title/tt0131566/): conta como um jovem trader, Nick Leeson (https://www.nickleeson.com/, vocês podem contratá-lo como consultor ou palestrante), quebrou o banco Barings, considerado o banco da Rainha da Inglaterra, fraudando operações com derivativos. Só de curiosidade o Barings financiou para Inglaterra a compra do estado da Louisiana nos EUA, que era originalmente da França. (o filme é ruim, mas a história vale ser conhecida)

  • Outsider (Prime, 2016, ou L'outsider, https://www.imdb.com/title/tt5114984/): este filme conta a história de Jérôme Kerviel, um trader francês responsável por um prejuízo bilionário no banco Société Générale, que provavelmente não assistiu o filme acima sobre o trader Nick Leeson.


Vídeos curtos (por volta de 20 minutos) do canal Coldfusion (https://www.youtube.com/channel/UC4QZ_LsYcvcq7qOsOhpAX4A):


#lazer #fraude

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gosto de esculturas mas confesso que não sou fã de estátuas, mas na segunda-feira (21/09) uma notícia me deixou bastante chateado, pois no Recife vandalizaram a estátua do escritor e dramaturgo Ariano