• Ricardo Rochman

Filmes para o final de semana: Crise dos subprimes de 2008

Estamos vivendo uma crise devido a pandemia do novo Coronavírus, mas antes dela o mundo ainda estava tentando recuperar-se definitivamente dos reflexos da crise dos subprimes que eclodiu em 2008, e destruiu economias pelo universo. Os dados de endividamento e déficit dos governos pioraram muito por causa da crise de 2008, e ainda não conseguiram recuar para os níveis anteriores, como pode ser visto em https://data.oecd.org/gga/general-government-debt.htm#indicator-chart


A crise também produziu bons filmes e documentários que valem ser vistos, e revistos (entre nós já perdi a conta de quantas vezes vi os filmes a seguir):


  • Grande Demais para Quebrar / Too Big to Fail (2011, https://www.imdb.com/title/tt1742683/): é um filme que conta os bastidores do mercado financeiro e da política para resolução/condução da crise dos subprimes sob a ótica do secretário do tesouro dos Estados Unidos, Henry ("Hank") Paulson, interpretado pelo espetacular William Hurt. É ótima a parte em que Topher Grace (que interpreta o chefe de gabinete Jim Wilkinson) explica rapidamente para a responsável por comunicações (Cynthia Nixon que interpreta Michele Davis) como o país entrou nessa crise. É um grande filme e documentário ao mesmo tempo.


  • A Grande Aposta / The Big Short (2015, https://www.imdb.com/title/tt1596363/): nem todos perderam dinheiro na crise de 2008, este filme conta como alguns investidores viram (não foi previsão foi constatação!!!) que algo estava errado na economia dos Estados Unidos, em especial no mercado imobiliário, e se posicionaram como "vendidos" (short) para lucrar com a queda dos preços nos mercados. Christian Bale (sempre sensacional) interpreta o Dr. Michael Burry, que lucrou centenas de milhões de dólares "apostando" contra o mercado (escrevi apostando entre aspas mas o que ele fez não foi aposta, pois sua estratégia estava embasada em dados).


  • Trabalho Interno / Inside Job (2010, https://www.imdb.com/title/tt1645089/): este documentário é de fato uma obra-prima, que de maneira bem clara e didática explica o que antecedeu a crise, como ela foi crescendo exponencialmente devido a o descaso dos reguladores e ganância do mercado financeiro. É um excelente complemento para os dois filmes anteriores, e entender alguns aspectos mais técnicos, como, por exemplo, os Credit Default Swaps.


Assistam os 3 filmes uma vez, e vejam novamente depois, assim ficará clara a confusão em que o mundo se meteu, e que pagamos a conta até hoje.


Um outro filme que recomendo depois de ver os 3 anteriores é O Dia Antes do Fim / Margin Call (2011, https://www.imdb.com/title/tt1615147/) que conta a história da quebra do banco de investimento Lehman Brothers, sem usar o nome verdadeiro do banco. Pode parecer ficção mas infelizmente aconteceu. Dia 15 de setembro é o aniversário da quebra do Lehman Brothers, que foi o estopim final da crise, pois acabou com a confiança que existia no sistema financeiro dos Estados Unidos (e mundial) quando Henry Paulson decidiu não salvar o banco (grande erro).




#subprime #crise2008

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gosto de esculturas mas confesso que não sou fã de estátuas, mas na segunda-feira (21/09) uma notícia me deixou bastante chateado, pois no Recife vandalizaram a estátua do escritor e dramaturgo Ariano