Informações sobre IPOs
Aplicativo com informações sobre as ações que realizaram sua oferta pública inicial (IPO - Initial Public Offering), também conhecida como abertura de capital, na bolsa de valores B3 desde 2004. O desempenho no primeiro dia é a comparação da taxa de retorno da ação no seu primeiro dia de negociação com a taxa de retorno média geral de todas empresas que fizeram o IPO desde 2004 na B3. Já a comparação com o IBOVESPA foi feita por meio da taxa de retorno anualizada da ação do IPO até início de junho de 2020 com a taxa anualizada do IBOVESPA no mesmo período. O aplicativo foi desenvolvido em R e Shiny, e os dados são do site da B3, da Economática, coletados nos sites das empresas, e trabalhados pelo autor deste site.
Estratégia do Preço Médio
Aplicativo para simular a estratégia do preço médio para ações que compõem o IBOVESPA. Escolha uma ação; especifique o percentual da taxa SELIC que servirá de referência para comparar com a estratégia; o percentual de queda da ação no dia que serve para aplicar a estratégia, ou seja, para comprar mais ações; escolha o período de análise, e finalmente se a estratégia já começa com investimento inicial de R$ 1.000 ou não. O aplicativo foi desenvolvido em R e Shiny, os dados são do site da B3, do Banco Central do Brasil, da Economática, e trabalhados pelo autor deste site.
-
Estratégia do Preço Médio: este é o código na linguagem R usado para realizar as simulações da estratégia do preço médio, e com algumas modificações foi usado para o aplicativo na seção Apps.
-
Web Scrapping das Ações do IBOVESPA: este é o código em Python para ler as ações que compõem o IBOVESPA diretamente do site da bolsa B3, por meio da técnica de web scrapping.
-
Gráfico do Custo do Capital de Giro: este é o código em Javascript no Google Sheets para buscar os dados de capital de giro e taxa SELIC no site do Banco Central, e produção de gráfico que é usado em post deste site.
Estes são alguns rankings de uso de linguagens de programação, se você quer se manter atualizado no mercado dê uma olhadinha de vez em quando:
-
StackOverflow: é o site que todo programador tem na tecla speed dial (sou fã deste site por isso não falem mal dele), e a pesquisa que fazem regularmente mostra Javascript ainda em 2020 como a linguagem de programação (https://insights.stackoverflow.com/survey/2020#technology-programming-scripting-and-markup-languages).
-
IEEE Computer Society: é uma referência para os profissionais de mercado e academia, aqui o ranking é de linguagens de programação que você deveria conhecer em 2020 (https://www.computer.org/publications/tech-news/trends/programming-languages-you-should-learn-in-2020).
Há outros rankings, mas no geral é bom conhecer Javascript e Python para começar. As linguagens Typescript, Go, Rust e Kotlin estão crescendo em popularidade. As tradicionais C e Java são normalmente as bases das demais linguagens, por isso as recomendo para quem tem mais tempo e calma para estudar.
Existem muitas linguagens de programação no mercado, sendo muitas específicas para algumas aplicações, como, por exemplo, a R para manipulação de dados, por isso não compensa estudar todas mas escolha algumas com foco no seu uso pessoal e profissional, e pratique muito pois só se aprende programação quando se escreve código!