top of page
  • Foto do escritorRicardo Rochman

Como saber que o preço da ação está alto? Algumas vezes a própria empresa sinaliza isso.

Existem situações em que a própria empresa, que emitiu as ações, sinaliza (voluntária ou involuntariamente) para o mercado que o preço das suas ações pode estar alto. A seguir apresento 3 sinais emitidos pela empresa, que conjuntamente indicam uma sobrevalorização do preço da ação:


(1) fazer desdobramento das ações: é um sinal que o preço da ação está alto mas não necessariamente caro. O desdobramento (split) faz aumentar a quantidade de ações e reduzir o preço da ação, mas não afeta o patrimônio total do acionista (mantém exatamente igual), e pode causar um efeito de aumento no preço se melhorar a liquidez das ações.


(2) empresa emitir mais ações ao invés de se endividar: a teoria da Pecking Order (ordem hierárquica) nos diz que a ordem natural que as empresas seguem para levantar recursos financeiros é captar primeiro dívida mas não emitir ações imediatamente (a opção de emissão de ações é a última na hierarquia), ainda mais em ambiente atual onde a taxa de juros está baixa (SELIC a 2% a.a.). Se a empresa tem baixo endividamento, é lucrativa, e tem boas perspectivas para o futuro deveria buscar recursos mais baratos via emissão de debêntures ou outras formas de endividamento, até porque os juros pagos das dívidas podem ser deduzidos da base de cálculo de imposto de renda (você não gostaria de pagar menos imposto?). A teoria da Pecking Order há muito tempo é verificada em estudos empíricos e válida para o mercado brasileiro. Se a empresa tem possibilidade de capital mais barato e com benefício tributário pela emissão de dívida, por que lançar mais ações? Provavelmente porque o preço da ação está muito alto o que gera uma captação barata, pois a empresa poderá emitir menos ações e levantar mais recursos. O problema é que a taxa de retorno dos novos investidores será baixa, ou menor do que a obtida pelos investidores que entraram na empresa antes da nova emissão de ações. (veja mais sobre Pecking Order no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=70Q6tQlutmQ )


(3) acionistas majoritários venderem suas ações em oferta secundária: os majoritários têm interesse em manter suas posições na empresa para, por exemplo, continuar a controlar a tomada de decisão no negócio. Se os acionistas majoritários decidem se desfazer de parte das suas ações, juntamente com os 2 sinais anteriores, é um sinal que eles acreditam que os preços das ações da empresa estão caros.



Fique atento aos movimentos tomados pela empresa e pelo grupo de acionistas majoritários da ação em que você investe, pois eles podem estar enviando mensagens importantes para você e o mercado.



242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page