• Ricardo Rochman

Vi fundo de BDR. Achei que ia levar EUA mas na carteira era Brasil.

Estava preparando um post sobre fundos de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), maneira de investir em ações e índices de bolsa dos EUA aqui na B3 em Reais (forma fácil de investir no exterior), com um ranking de desempenho de junho de 2018 a 2020, quando me deparei com algo estranho. Dos 37 fundos analisados, somente 4 tiveram prejuízo (retorno negativo), o que não deveria ter ocorrido já que foi um período de valorização tanto do índice S&P500, 12,1%, quanto da taxa de câmbio do Real frente ao Dólar dos EUA (BRL/USD), 38,7%. E no mesmo período o IBOVESPA valorizou 19,6%.


Aí surgiu a dúvida, como esses 4 fundos conseguiram ter retorno negativo se todos índices e câmbio jogaram favoravelmente? Para responder isso fui olhar as carteiras dos 4 fundos no site da CVM (http://www.cvm.gov.br/ ou diretamente https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundosreg).


Comecei olhando o fundo que teve o pior desempenho na amostra, que foi o ALASKA BLACK FIC FIA BDR NIVEL I, com retorno de -24,83% no período de 01/06/2018 a 15/06/2020. Ao abrir a carteira desse fundo eu esperava ver ações da Amazon, Apple, Coca Cola, Microsoft, Disney, e outras grandes empresas dos EUA, mas nenhuma delas estava lá. Encontrei Braskem, Cogna, Comgás, Magazine Luiza, Petrobras, dentre outras. Resolvi ir ao site da Alaska (https://www.alaska-asset.com.br/fundos/), em 03/07/2020, e aí encontrei as informações da figura a seguir (as flechas e marcações são minhas).



Para minha surpresa, os fundos BDR Nível 1 da Alaska "atualmente" não investem em BDRs. Aliás, pelo desempenho dos fundos BDR da Alaska em comparação com o ETF iShares S&500 (IVVB11), desde 2018 os fundos não investem em BDRs. Vejam o gráfico a seguir, além da correlação entre o Alaska e o IVVB11 ser baixa (0,337), enquanto o fundo WESTERN ASSET FIA BDR NIVEL I (melhor desempenho no ranking do post que estava preparando) tem uma correlação alta de 0,837 (lembrando que a maior correlação possível que dois ativos podem ter é +1).



Por que então colocar "BDR Nível I" no nome dos fundos? Será que os gestores mudaram de ideia no meio do caminho? Será que queriam só indicar a remota possibilidade de investir nos BDRs? Será que BDR tem outro significado para eles?


Se os gestores não investem corriqueiramente em BDRs, por favor não coloquem a sigla no nome do fundo, pois isso engana os investidores menos avisados, e até assessores de investimentos. Quando colocam algo no nome do fundo é porque querem destacar algo sobre a estratégia ou característica principal do fundo, por isso gestores devem tomar cuidado ao nomear seus produtos.


Investidores sempre tomem cuidado onde colocarão seu dinheiro, visitem pelo menos os sites dos gestores e da CVM, leiam prospecto e lâmina dos fundos antes de investir, assim evitarão o desapontamento de ver o índice de referência ir para as nuvens enquanto seu fundo de investimento despenca.



#financaspessoais #investimentos #fundos #fundo #acoes #acao #BDR

246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo