• Ricardo Rochman

Esquema Ponzi: entenda e veja filmes sobre ele no final de semana

Fraudes financeiras é um tema que acho muito interessante, não importa o quanto se divulgue os exemplos de esquemas fraudulentos e se tente educar os investidores, a cada ano que passa aumenta o número de operações e empresas que aplicam golpes no mercado. A pandemia só contribuiu para o aumento das fraudes, pois as pessoas ficaram mais tempo online e consumiram mais produtos e serviços sem conhecer de fato o fornecedor.



Iludidos pela própria ganância, promessa de ganhos rápidos e vultosos, desinformação, charme e carisma dos golpistas, milhões de investidores perdem bilhões de Reais anualmente (http://www.cndl.org.br/upload/PP40/materiais/pesquisas/Fraudes%20Financeiras/1/SPC%20Analise%20Fraudes%20Financeiras%20no%20Brasil.pdf). O seguinte boletim da CVM dá dicas para não cair nas fraudes, e ajuda a entender a diferença entre pirâmides, esquema de Ponzi, e outros golpes: https://www.investidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/publicacao/Boletim/BoletimConsumidorInvestidor-2.pdf


Mas a principal dica que dou é: não acredite em milagres e ganhos fáceis, no mundo das finanças desconfie e questione sempre. (seja incrédulo!)


Charles (Carlo) Ponzi ainda é um dos mais famosos fraudadores da história, que nos anos 1920 enganou milhares de pessoas com promessa de 50% de retorno de curtíssimo prazo em investimento de arbitragem de cupons postais da União Postal Universal (http://www.upu.int/en.html), se Ponzi estivisse vivo em 2020 provavelmente montaria um esquema de arbitragem de criptomoedas. Por favor, se alguém prometer para você retorno de 10% ao mês ou 50% ao ano, NÃO ACREDITE, INVESTIGUE!!!


O esquema Ponzi não é pirâmide financeira, mas sim investimentos fraudulentos que não tem lastro ou não são viáveis, onde o resgate de dinheiro de alguns investidores pode depender da captação de atuais ou novos clientes. A pirâmide por outro lado incentiva que investidores tragam novos clientes, e são remunerados por isso.


A história de Ponzi é retratada no filme/documentário "O esquema de Ponzi" (Le système de Ponzi) de 2014 (https://www.imdb.com/title/tt3088312/), disponível no Prime Video. Charles Ponzi era uma figura impressionante, que denunciou para a polícia um outro golpista só para acabar com a concorrência. Curioso é ter Ponzi terminado seus últimos dias aqui no Brasil (ele bem que poderia ter ido para outro lugar mais ao sul).


Outra curiosidade é que a empresa que Ponzi criou em 1920 era chamada Securities Exchange Company, e o regulador do mercado nos EUA criada em 1934 é a Securities and Exchange Commission (SEC.gov), seria Ponzi um visionário ou a SEC uma homenagem a ele? Por tentar ser um filme e documentário ao mesmo tempo, a obra fica às vezes confusa e perde sua qualidade, mas vale ver para entender a cabeça e perfil do fraudador, bem como seu esquema de fraude.


A outra recomendação é o filme "O mago das mentiras" (The wizard of lies) de 2017 (https://www.imdb.com/title/tt1933667/), disponível na HBO, conta a história da fraude de Bernard (Bernie) Madoff que causou perdas superiores a US$ 19 bilhões durante décadas aos seus clientes espalhados pelo mundo, e muitos estrelas de Hollywood. Bernie era admirado e respeitado no mercado financeiro, por isso causava medo aos investigadores da SEC, e seu esquema Ponzi só foi descoberto devido a crise de 2008 quando os saques aumentaram e ele não conseguiu captar novos recursos para cobrir as saídas de dinheiro. O impressionante é a atuação dos responsáveis pela recuperação dos recursos fraudados, que conseguiram reaver mais de US$ 14 bilhões (aproximadamente 74% do que foi fraudado), e se pode conhecer mais em https://www.madofftrustee.com/


Aliás, gostaria que os juízes e promotores de casos nacionais como Unick Forex, por exemplo, estudassem o trabalho da https://www.madofftrustee.com/ para auxiliar as vítimas, pois a fórmula adotada pode ser aplicada com sucesso. A estratégia foi simples, mas de difícil execução, recuperar o dinheiro cobrando de quem resgatou antes com lucros fictícios.


Recomendação de documentário sem vínculo com Ponzi:


Vi recentemente o documentário "Palace II - 3 Quartos com Vista para o Mar" de 2018 (https://www.imdb.com/title/tt10700818/), data de aniversário dos 20 anos da tragédia do edifício Palace II no Rio de Janeiro construído pela Sersan do deputado Sérgio Naya (exemplo de político que não gostaríamos que existisse), que matou 8 pessoas e deixou centenas de pessoas sem casa e bens. É bom para relembrar e mostrar para as novas gerações, para que tenham consciência dos efeitos da corrupção, fraudes e descaso com o próximo.

Outros casos de fraudes e escândalos relatados em filmes virão nos próximos posts. A foto da capa é do site https://www.biography.com/crime-figure/charles-ponzi



#ponzi #madoff


628 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gosto de esculturas mas confesso que não sou fã de estátuas, mas na segunda-feira (21/09) uma notícia me deixou bastante chateado, pois no Recife vandalizaram a estátua do escritor e dramaturgo Ariano