top of page
  • Foto do escritorRicardo Rochman

Precisa-se Short-Sellers!

Você pode não gostar (ou até mesmo odiar) dos short-sellers ("vendidos" ou "vendedores a descoberto"), mas eles desempenham um papel importante para o mercado financeiro e para gestão de empresas, e podem acreditar que eles são vitais para manter o mercado saudável. Vamos discutir alguns pontos que surgiram devido ao movimento gerado por grupos no Reddit que se mobilizaram para se vingarem de short-sellers.


Por que os short-sellers não queridos? Simples, porque eles lucram quando o preço da ação cai, ou seja, eles "torcem" para os preços das ações caírem ao invés de subirem. Se você é acionista de uma empresa, garanto que não gostaria de vê-la como alvo de um short-seller, mas isso é um sinal que tem algo errado na empresa em que você investiu, por isso mexa-se e questione a gestão da empresa ao invés de criticar o mercado. Lembro que os short-sellers podem atuar em casos em que a gestão da empresa é boa mas os preços estão muito acima do que deveriam ser na realidade.


Os short-sellers são gênios do mercado? Estudos(**) mostram que os short-sellers não são bons em antecipar movimentos de mercado, mas são bons em analisar informações sobre as empresas, e correm riscos até maiores que os acionistas que estão comprados. Por isso os short-sellers são bastante criteriosos antes de vender a descoberto alguma ação. Além disso, restringir a venda a descoberto (short selling) reduz a eficiência do mercado, o mesmo mercado que você negociou ou vai negociar ações. Você prefere mercado eficiente ou ineficiente?


Short-sellers levam a empresa à falência? Não, a empresa é que faz isso com ela mesma. Os short-sellers negociam ações no mercado secundário, ou seja, quando não tem mais relação direta com a empresa. O maior dano que podem causar às finanças da empresa é a imagem da empresa no mercado, já que ser alvo de short-seller é sinalização negativa, que pode eventualmente atrapalhar a captação de novos recursos. Mas se a empresa é alvo de short-sellers então seus resultados são ruins e uma reestruturação deveria ser realizada antes de nova captação.


No caso da Gamestop, alguns clientes (ou ex-clientes) saudosistas resolveram comprar ações da empresa para ajudar, mas de fato compraram no mercado de outros acionistas, em suma, não ajudaram a empresa. Se queriam ajudar a empresa que comprassem os vídeo games nas lojas da Gamestop ao invés de fazer download.


O mercado precisa dos short-sellers pois eles são muitas vezes as contrapartes que viabilizam operações de proteção (hedge), eles pressionam os gestores da empresa alvo do short-selling a agirem para reverter os resultados financeiros ruins da empresa, e estudos mostram que short-sellers colaboram com o aumento da disseminação de informação e redução de prática de negociação com informação privilegiada (insider trading).


Logo, tirando o fato que short-sellers torcem e pressionam (por meio de venda das ações) para o preço da ação cair, de resto eles colaboram com a eficiência da gestão das empresas e do mercado financeiro. A "guerra" travada entre grupos do Reddit e hedge funds (aliás os hedge funds não estão em guerra), como no caso da Gamestop, não tem sentido, além de um grupo não identificado manipular o mercado para se beneficiar a custo de outros investidores mal informados.


Os verdadeiros vilões não foram os short-sellers mas sim os manipuladores presentes nas redes sociais, e empresas mal geridas que se aproveitaram para levantar recursos por meio da emissão de ações durante o short squeeze, a investir em negócios que estão com seus dias contados.


Espero que a SEC (Securities and Exchange Commission) faça uma vasta e profunda investigação, pois consultando as informações sobre acionistas no sistema EDGAR (https://www.sec.gov/edgar/searchedgar/companysearch.html), pode-se ver um movimento bastante estranho nos acionistas e emissões de ações das empresas alvo dos grupos do Reddit.


Cuidado para não ser contaminado por grupos similares aqui no Brasil que transitam nas redes sociais.




(**) Alguns dos estudos para quem quiser se aprofundar no assunto:

How are shorts informed?: Short sellers, news, and information processing

Joseph E.Engelberg, Adam V. Reed, Matthew C.Ringgenberg

Journal of Financial Economics

Volume 105, Issue 2, August 2012, Pages 260-278


Price Efficiency and Short Selling

Pedro A. C. Saffi, Kari Sigurdsson

The Review of Financial Studies

Volume 24, Issue 3, March 2011, Pages 821–852




92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page