top of page
  • Foto do escritorRicardo Rochman

Recuperação em U, V ou W?

Atualizado: 1 de jul. de 2020

É comum usar letras para descrever um período de recessão. A letra V indica que a recuperação é rápida enquanto a letra U indica que ela será demorada. A letra L mostra que a economia não sai da recessão e vai para depressão (nem gosto de pensar nela). Já o W indica que entra na recessão, recupera um pouco, retorna para ela e finalmente sai e cresce com sustentabilidade.


Na conjuntura atual, e devido a pandemia, estamos no meio de um W, indo em direção a segunda queda. O isolamento causa isso, os dados virão nos próximos meses, como se pode ver no gráfico abaixo construído com o IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central (https://dadosabertos.bcb.gov.br/dataset/24363-indice-de-atividade-economica-do-banco-central---ibc-br), que mostra em abril de 2020 uma grande queda da segunda parte do W (ou será ainda parte da primeira parte da letra?).



E o crescimento? Virá rapidamente como a forma do W? Sou otimista por natureza e convicção, mas sinto dizer que não, por causa da falta de plano para reabertura, do desemprego, das perdas financeiras e falta de confiança dos investidores, e da crise fiscal que virá devido aos gastos feitos (mas necessários). Provavelmente viveremos um W com a segunda metade em forma de U (um U com base comprida).


O Brasil precisa não somente de ações dos ministérios da saúde e economia, mas da infraestrutura com projetos de investimentos, concessões e outros, de abrangência nacional, de grande porte e viáveis, para atrair investidores internacionais, criar empregos e ativar a produção nacional.


Mas por favor, nada de construir mais estádios. O país precisa sim de saneamento básico, infraestrutura (todo tipo que vier à mente), habitação, escolas e portanto não há falta de projetos de grande porte e prazo para atrair investidores.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page