top of page
  • Foto do escritorRicardo Rochman

Silvergate, Signature, SVB, FRC...qual será o próximo banco regional a quebrar nos EUA?

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Hoje foi anunciada a venda do First Republic Bank (FRC) para o JPMorgan, com a intermediação do FDIC, que além de garantidor dos depósitos bancários nos EUA (similar ao FGC no Brasil), vem atuando como intermediador para vendas de bancos regionais para instituições "Too Big To Fail".


De março até início de maio, o FRC é o quarto banco a "quebrar" nos EUA, calma, não estamos vivendo uma crise de crédito como a dos subprimes de 2008. O que vemos pode ser resumido (de forma bem simplificada) em dois pontos:


1. A alta administração e o conselho de administração dos bancos regionais, falharam feio em administrar seus riscos, principalmente um risco fundamental para qualquer banco que é o risco de taxa de juros, e não diversificaram seu passivo (sua carteira de clientes). No caso do Silicon Valley Bank (SVB), isso já vinha sendo observado pelos reguladores desde 2020;


2. A falta de atitude dos reguladores e supervisores dos bancos que não tomaram medidas para os bancos resolverem seus problemas internos. Além disso, a falta de conservadorismo (pensando nos clientes dos bancos) em limites mínimos de índices de risco de liquidez e taxa de juros propostos pelos reguladores, como o Fed, deu aos bancos uma exposição ao risco desnecessária.


Essa falha dos reguladores pode transformar algo considerado como específico, ou idiossincrático, em algo sistêmico. Quem se beneficiará disso, os "bancões" que ficarão "Even Bigger To Fail", e quem será prejudicado...o mercado.


Recomendo a leitura do relatório do Fed sobre o SVB, publicado dia 28/04, muito educativa e apavorante:

https://www.federalreserve.gov/publications/files/svb-review-20230428.pdf



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page