• Ricardo Rochman

Multimercados: bom no começo mas depois...

Quando surge um novo fundo de investimento há grande expectativa quanto ao seu desempenho futuro, tanto por parte dos investidores quanto dos próprios gestores, afinal o mercado avalia gestores pelo desempenho dos seus produtos. Consequentemente há grande esforço da gestão do fundo para que o desempenho se sobressaia às referências (benchmarks) de mercado, como o CDI (Taxa DI), pois contribuirá para captação de cotistas e recursos para o fundo.


Aí surge a pergunta, os fundos que possuem bom desempenho (aqui considero bom como acima do benchmark) nos primeiros anos de vida também mantém o desempenho no período seguinte? Ou em outras palavras, o fundo é Dr. Jekyll no início e vira Mr. Hyde depois? Ou ainda o fundo é cisne inicialmente e se torna patinho feio depois?


Este estudo eliminou os fundos exclusivos e restritos, considerando assim os disponíveis aos investidores em geral. A amostra partiu de 5600 fundos multimercados no período de junho de 1994 até abril de 2020, e se restringiu aos fundos que tinhas 48 cotas mensais, pois precisava de dados para os 2 anos iniciais, e os 2 anos subsequentes a estes, terminando com amostra de 2282 fundos. Escolhemos o período de 2 anos para avaliar o desempenho inicial e subsequente para ter maior quantidade de dados.


A tabela a seguir apresenta os resultados das taxas de retorno anualizadas acima do CDI, que os fundos em média tiveram nos primeiros 2 anos de vida em comparação com os 2 anos seguintes. Agregamos os fundos no geral e por categoria da ANBIMA (https://www.anbima.com.br/data/files/B4/B2/98/EF/642085106351AF7569A80AC2/Cartilha_da_Nova_Classificacao_de_Fundos_1_.pdf).

Obs. *** é significativo a 1%, ** significativo a 5%, e * significativo a 10%.


No geral os fundos multimercados tiveram um resultado superior ao CDI nos seus primeiros 2 anos de vida, superando não somente o CDI em aproximadamente 1% ao ano, mas o seu desempenho foi aproximadamente 1,88% ao ano superior ao dos 2 anos subsequentes. Somente as 3 categorias Multimercados Dinâmico, Multimercados L/S - Direcional, Multimercados Juros e Moedas não apresentaram resultados estatisticamente significativos até o nível de 10%, mas em média seus resultados ficaram alinhados com as demais categorias.


Destaque vale para os fundos Estratégia Específica, que obtiveram bons resultados não somente acima do CDI, mas também muito superiores (7,94% ao ano) nos primeiros 2 anos de vida do que nos 2 seguintes, talvez as estratégias "específicas" não se sustentam no longo prazo. Ou seja, esses fundos são muito bons para investir no seu início, mas depois nem tanto.


Aliás a conclusão geral é de que em média os fundos multimercados são bons para se investir no seus 2 primeiros anos de vida, mas depois nem tanto, ou seja, viram Mr. Hyde ou patinho feio.




Curiosidade, a imagem de chamada do post é do cartaz do filme Dr. Jekyll and Mr. Hyde - O Médico e o Monstro - de 1931/32 (https://www.imdb.com/title/tt0022835/?ref_=ttpl_pl_tt).



#financaspessoais #investimentos #fundos #multimercados #fundodeinvestimento

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo