• Ricardo Rochman

Filme e vídeo para o final de semana: Ariano Suassuna

Gosto de esculturas mas confesso que não sou fã de estátuas, mas na segunda-feira (21/09) uma notícia me deixou bastante chateado, pois no Recife vandalizaram a estátua do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que faz parte do Circuito da Poesia na cidade.

Ariano Suassuna, imortal da Academia Brasileira de Letras (https://www.academia.org.br/academicos/ariano-suassuna), era na minha opinião alguém que amava enormemente o Brasil e o povo brasileiro, como podemos ver e ler na sua obra.


Ele defendia nossa cultura e nação, e deveria ser um exemplo para as gerações, não merecia ter sua estátua vandalizada por gente que com certeza não representa o Brasil real (como ele citava Machado de Assis).


Este ato de vandalismo deve servir de alerta para lembrar, respeitar, cultivar e divulgar nosso patrimônio brasileiro, como a obra de Ariano, senão corremos o risco de perdermos nossa identidade. Por isso para este final de semana recomendo que revisitem ou conheçam parte da obra do grande Ariano Suassuna:

- Auto da Compadecida (talvez sua obra mais conhecida): https://www.imdb.com/title/tt0271383/

- Vídeos curtos de palestras (divertidas, inteligentes e sagazes, assisto sempre): https://www.youtube.com/playlist?list=PLyvMMekyJGJZBp2Lip2JZ8Xrmisv2jxSU

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo