• Ricardo Rochman

Atenção a carência e liquidez da sua carteira

Com o cenário atual muitas carteiras de investimento estão sendo (e devem ser!) realocadas, justamente para tentar manter (ou melhorar) a sua rentabilidade devido à queda da taxa de juros SELIC, e aproveitar o momento com a nova perspectiva de risco e investimentos que vem surgindo depois do susto inicial da pandemia (lembro que a crise não passou e os impactos ainda serão sentidos nos próximos meses/anos).

Algo que os investidores têm que ficar atentos é a liquidez dos investimentos, e características como carência, resgate e tributação. Muitas das alternativas lançadas, como, por exemplo, fundos de investimento, possuem períodos de carência inicial de 180 dias ou até mais, ou prazo de resgate das cotas maiores que semana, quinzena ou mês. Isso deve ser considerado pelo investidor, pois quando precisar dos recursos ou não vai ter acesso ao dinheiro naquele momento, ou vai renunciar a parte ou total da rentabilidade do investimento feito, ou seja, correu o risco e não levou o melhor do retorno. Olhando para mais de 6 mil fundos disponíveis no mercado brasileiro, 1,3% possuem alguma carência inicial (prazo que não poderá ser pedido resgate de cotas), aproximadamente 32% tem prazo de resgate de cotas maior que 5 dias, e 24% prazo superior a 20 dias conforme a tabela a seguir.

Algumas alternativas de investimento como planos de previdência VGBL ou PGBL implicam em ganhos tributários de longo prazo, mas se o investidor tiver que resgatar esses recursos antes da menor alíquota ser atingida, sofrerá uma tributação maior do que se encontra em outras alternativas fora desses produtos.

Falta de liquidez não é algo ruim, muito pelo contrário, vários investimentos oferecem taxas de retorno superiores justamente por não oferecerem liquidez diária. Paciência se paga!

Então sempre cuide da liquidez da sua carteira seja ela com ações, renda fixa, fundos dentre outros, e sempre verifique e questione sobre a carência inicial (alguns investimentos têm também carência depois da inicial), o prazo de resgate e conversão do resgate, e a tributação, assim não terá surpresas e os ganhos acumulados não virarão mera ilusão.


#investimentos #fundos #liquidez


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo